Pesquisadores

Ana Claudia Mei

É professora titular da PUC/SP. Dirige pesquisas e ministra cursos no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, no eixo teórico da Semiótica Discursiva, interessando-se por textos das mídias e das artes. Publicou os livros _Neolítico/Arte Moderna, Fala Gestual_ (São Paulo, Perspectiva, 1987, 1989), _Vitrinas, acidentes estéticos na cotidianidade_ (São Paulo, EDUC, 1997). Entre as suas organizações de publicação coletiva, destacam-se: _Semiótica plástica_ (São Paulo, Hacker, 2004), _Semiótica, Mídia e Arte,_ número especial da revista Nexos, Pós-graduação de Educação da Universidade Anhembi Morumbi, (São Paulo, Terra, 1998); as coletâneas em co-editoria com: L. Teixeira, _Linguagens na Comunicação. Desenvolvimentos da semiótica sincrética_ (São Paulo: Estação das Letras e das Cores, 2009); com E. Landowski e R. Dorra, _Semiótica, estesis, estética_ (São Paulo-Puebla, EDUC-UAP-1999); com E. Landowski, _Do inteligível e o sensível_ (São Paulo, EDUC, 1995) e com Y. Fechine, _Imagens técnicas, Semiótica da Arte, Visualidade, urbanidade, intertextualidade_ (São Paulo, Hacker, 1998). É membro fundador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS), no qual atua como co-diretora desde 1994, editando a publicação anual do Caderno de Textos (treze números) e a coleção Documentos de estudo (quatro números). Dirige três grupos de pesquisa : _Corpo, moda, comunicação_ no Colóquio Nacional de Moda, _Práticas interacionais e de linguagens na comunicação_ na COMPOS, Associação dos Programas de Pós-graduação em Comunicação e _Semiótica da Comunicação_ na SOCICOM - Federação das Associações de Pesquisa da Área da Comunicação. É membros de várias associações de pesquisadores, tendo sido presidente da Associação Brasileira de Estudos Semióticos - ABES de 2003-2005, Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP de 2000-2002, Associação Internacional de Semiótica Visual - AISV de 1996-1998. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica de 2005 a 2009, tendo sido vice-coordenadora de 2009 a 2011. Atua também como consultora científica de PUCSP-CEPE, FAPESP, CNPq, CAPES. Como consultora, atua no âmbito das organizações, da publicidade e da marca. Dirige projeto temático _Práticas de vida da metrópole São Paulo_ com fomento da FAPESP a partir de agosto de 2011, com convênios com instituições internacionais: CNRS/ CEVIPOF (Paris), La Sapienza e Tor Vergata (Roma)

LINK para o CV LATTES


Ana Maria Macara de Oliveira

Em 2009 aprovada em provas de agregação na disciplina de Produção Coreográfica; 1994 Doutoramento Europeu em Motricidade Humana na especialidade de Dança atribuído pela Faculdade de Motricidade Humana com a colaboração da Université Libre de Bruxelles, Université Paris V e University of Surrey. Aprovação com Louvor e Distinção. Tese intituladaEstudo da vivência do bailarino
em cena: Relações com traços de personalidade e qualidades de interpretação artística.
1991 Reconhecimento pela Universidade Técnica de Lisboa, do grau de Mestrado obtido nos EUA, para efeitos académicos e profissionais. 1989 Curso de "Master of Arts" em Dança pela University of North Carolina at Greensboro, E.U.A., com média final de "A" (equivalente ao nível máximo: "Superior"). Dissertação final intitulada Center of the body and centering: Study of different approaches to the subject, and its significance for the dancer. l978 Equivalência a Licenciatura em Educação Física, pelo Instituto Superior de Educação Física, de Lisboa. l977 Exame de Terceiro Grau de Dança Moderna da Imperial Society of Teachers of Dancing, com classificação máxima de "Honours". 1976 Curso de Professores de Educação Física do Instituto Nacional de Educação Física de Lisboa, com classificação final de 14 valores. Opção de Natação, com nota de 17 valores.


Andréa Bergallo Snizek

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), especialista em Educação  Psicomotora  e  mestre  em  Educação  Física  pela Universidade  Gama  Filho  (2004)  e Doutora  em  Motricidade  Humana/  Dança  pela  Universidade  Técnica  de  Lisboa,  Faculdade  de Motricidade Humana, Portugal. Professora Universitária de cursos superiores de dança desde 1996. Lecionou  na Faculdade Angel  Vianna.  Tem experiência  na  área de Artes,  com  ênfase em Dança, atuando  principalmente  nos  seguintes  temas:  dança  contemporânea,  dança  clássica,  composição coreográfica,  políticas  públicas  e educação. Criou  e  dirigiu  o NECC  em 2008,  (Núcleo  de  Estudos Contemporâneos  do  Corpo),  com  o  propósito  de  intensificar  e  oferecer  espaço  para  pequisa  e orientação  interdisciplinar  dentro  da  Faculdade  Angel  Vianna  para  realização  e  criação  de performances e dança a partir do universo, espaço acadêmico. É professora efetiva da Universidade Federal de Viçosa desde fevereiro de 2010, onde criou e Coordena o PARC, Programa Argumentos do Corpo que integra os projetos, Seminário Argumentos do Corpo e NEPARC, Núcleo de Estudos e Práticas Artístico-Corporais. (Texto informado pelo autor)

Link para o CV LATTES


Antonio Herculano Lopes

Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1973), mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (1978) e doutor em Estudos de Performance pela New York University (1999). Atualmente é pesquisador titular da Pesquisa em História da Fundação Casa de Rui Barbosa. Tem experiência nas áreas de Patrimônio, Teatro e História, com ênfase em História Cultural e Social do Brasil (Segundo Reinado e Primeira República), atuando principalmente nos seguintes temas: Rio de Janeiro, identidade cultural, cultura popular e erudita, história das sensibilidades, teatro e outras performances.



Claudia Attimonelli Petraglione

É doutorado em Teorias da linguagem e da ciência dos signos. Pesquisadora no campo da semiótica e antropologia da cultura contemporânea visual com referência particular na teoria da moda, da mídia, das culturas musicais. É Professora Adjunta do ensino “Cinema, Fotografia e Televisão”, no curso de Licenciatura em Ciências da Comunicação, Mestre em Ciências da Computação Editorial, Ciências Pública e Social e Tecnologia e da Moda. Coordena o projeto “Observatório consumo urbano e estilo de vida”. Desde a década de noventa escolheu Berlim como destino de estudo para a pesquisa.


Cíntia SanMartin Fernades

Pós-Doutora pela Escola de Comunicação da UFRJ e pelo Programa de Comunicação e Semiótica na PUC/SP (2007-2010), Doutora e Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Ao longo do doutorado realizou Estágio no Centre D'Etude sur L'Actuel et Le Quotidien (CEAQ) - Université René Descartes - Paris V - Sorbonne (2003). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC-UERJ) e pesquisadora associada junto ao Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (NEPCOM-UFRJ) desenvolvendo o projeto sobre Culturas Urbanas e Comunicação no Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia Política e Comunicação, com ênfase em Teoria Social Contemporânea e Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, sociabilidade, espaço público, cotidiano, comunicação, arte e democracia.

LINK para o CV LATTES  


Denise da Costa Oliveira Siqueira

Professora  Associada  da  Faculdade  de  Comunicação  da  Universidade  do  Estado  do  Rio  de Janeiro.  Coordenadora  adjunta  do  Programa  de  Pós-graduação  em  Comunicação.  Pesquisadora pós-doutorada  em  Sociologia  no Centre  d'études  sur  l'actuel  et  le  quotidien  da  Université  Paris-Descartes/Sorbonne,  em  Paris,  França.  Doutora em Ciências  da  Comunicação  pela  Escola  de Comunicações  e  Artes  da  Universidade  de  São  Paulo.  Mestre  em  Ciência  da  Informação  pela ECO/UFRJ  em  convênio  com  o  IBICT/CNPq.  Cursou  especialização  em  Sociologia  Urbana  no IFCH/UERJ.  Graduou-se  em  Comunicação  na  Universidade  do  Estado  do  Rio  de  Janeiro.  Tem experiência  profissional  e  acadêmica  (ensino,  pesquisa  e  extensão)  na  área  de  Comunicação, investigando  os  temas:  corpo,  cultura,  cidade,  representações,  arte,  dança contemporânea, jornalismo  cultural,  televisão.  É  autora  dos  livros  "Corpo,  comunicação  e  cultura:  a  dança contemporânea em cena"  (Autores Associados); "A ciência na televisão: mito,  ritual e espetáculo" (Annablume)  e  "Comunicação  e  ciência:  estudos de  representações  e  outros  pensamentos  sobre mídia" (EdUERJ). É editora da revista Contemporânea , do PPGCom da UERJ; foi editora da revista "Logos" (PPGCom) e coordenadora do Laboratório de Comunicação Integrada da FCS/UERJ.

Link para o CV LATTES


Eduardo Bianchi

Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da  Universidade  do  Estado  do  Rio  de  Janeiro. No doutorado vem desenvolvendo a pesquisa intitulada: Comunicação e geolocalização: Tecnologia de comunicação na ponta dos dedos. Mestre em Comunicação pelo Programa de pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Título da pesquisa: Cidadania cultural e estilo de vida na favela: Juventude e Tecnologia de Informação e Comunicação no morro da Mangueira. (Bolsista: FAPERJ) A pesquisa tem como objetivo repensar o conceito  de  comunidade na  cidade contemporânea. As  "misteriosas conjunções" que  se  estabelecem na  cidade  nos remetem  a pensar  nas  informações trabalhadas  pelos atores sociais na representação das categorias do espaço e do tempo. O suporte comunicacional que envolve as relações comunitárias constitui um foco de interesse para a pesquisa. Professor do Curso de Publicidade da Universidade Candido Mendes.

LINK para o CV LATTES


Erick Felinto de Oliveira

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Especialização (ABD) pela Universidade da California, Los Angeles em Línguas e Literaturas Românicas (1997) e doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), além de ter realizado estágio de Pós-Doutoramento Sênior na Universität der Künste Berlin sobre Teorias da Mídia alemães (2010-2011). É autor dos livros "A Religião das Máquinas: Ensaios sobre o Imaginário da Cibercultura" (Sulina, 2005), "Passeando no Labirinto: Textos sobre as Tecnologias e Materialidades da Comunicação" (EDIPUCRS, 2006), "Silêncio de Deus, Silêncio dos Homens: Babel e a Sobrevivência do Sagrado na Literatura Moderna" (Sulina, 2008), "A Imagem Espectral: Comunicação, Cinema e Fantasmagoria Tecnológica" (Ateliê Editorial, 2008), "Avatar: o Futuro do Cinema e a Ecologia das Imagens Digitais" (com Ivana Bentes: Sulina, 2010) e "O Explorador de Abismos: Vilém Flusser e o Pós-Humanismo" (com Lúcia Santaella: Paulus, 2012). Atualmente é pesquisador do CNPq, Diretor Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores de Cibercultura (ABCIBER: biênio 2009-2011).



Euler David de Siqueira


Graduado em ciências sociais pela Universidade do  Estado do Rio de Janeiro  (1994), mestre  em sociologia  pela Universidade  Federal do Rio de  Janeiro (1997),  doutor em sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e pós-doutor em sociologia pela Université  Paris  Descartes  La  Sorbonne  (2009-2011).  É  professor  Associado  II  e  pesquisador  do Instituto Multidisciplinar  da UFRRJ e  professor do programa  de pós-graduação em  ciências sociais da UFJF. Desde 2003 desenvolve pesquisas nos campos da antropologia, da sociologia e do turismo. Responsável  pelo  desenvolvimento  da  ferramenta  analítica  cunhada  de  TURISCENTRISMO, consegue mostrar, pela primeira vez, de que forma o etnocentrismo expressa-se no turismo.

Link para o CV LATTES


Fernando do Nascimento Gonçalves

Mestre e Doutor em Comunicação pela UFRJ (1996 e 2003). Realizou pesquisa de Pós-Doutorado em  Sociologia  do Cotidiano  na Universidade  Paris  V-  Sorbonne  (2008)  com  apoio  da Capes.  Em 2002 foi pesquisador visitante na Tisch School of the Arts (New York University) com apoio do CNPq. Atualmente é  professor e  diretor da  Faculdade de Comunicação  Social da UERJ e  pesquisador do CNPq.  É  artista  visual,  fotógrafo  e  líder  do  grupo  de  pesquisa  Comunicação,  Arte  e  Redes Sociotécnicas.  Atua nas áreas de comunicação, cultura e sociabilidade,  com  ênfase  em  arte, produção subjetiva  e  processos  comunicativos  nos  espaços  urbanos.  Suas  pesquisas têm  como temas  principais arte,  tecnologia, fotografia,  sociabilidade e  produção subjetiva

Link para o CV LATTES


Franciscu Sedda

Estudioso de Semiótica das Culturas, foi vice-presidente da AISS (Associação Italiana de Estudos Semióticos), no período de 2008 a 2009. É pesquisador de Semiótica na Universidade de Roma, “Tor Vergata”. No ano acadêmico 2007-2008, foi professor contratado de Semiótica Geral e Semiótica dos Eventos Esportivos, na Universidade de Roma, “La Sapienza”, bem como de  Filosofia e Teoria da Linguagem, na Universidade de Sassari. Além destas atividades, ministrou cursos como colaborador nas Universidades de Bolonha, LUISS  e Link- Campus, ambas as duas  de Roma. No ano 2007 foi convidado ao III congresso internacional da ABES sobre a Semiótica das Interações Sociais onde deu uma palestra com titolo “Tradução e dinamica das culturas” (Vitoria, Brasil). Em setembro de 2008 e nos meses de novembro e dezembro de 2009 foi professor visitante na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Brasil, onde ministrou vários cursos e conferências, entre eles: Semiotica Geral e Semiótica das Culturas e Semiótica do Espaço Urbano. No âmbito destas disciplinas, proferiu conferências em algumas universidades públicas e privadas de São Paulo, Araraquara e Bauru. Nos anos 2010 e 2012 foi convidado ao Coloquio de Semiotica organizado dao grupo Seleprot da UERJ.



Jean Remy Davee Guimaraes

Jean Remy Davée Guimarães Bacharel em Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), Mestre (em 1982) e Doutor (em 1992), em Ciências Biológicas, Biofísica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como pesquisador em radioecologia marinha no Inst. de Radioproteção e Dosimetria da CNEN de 1982 a 1990, sendo responsável pelo programa de monitoração radiológica ambiental da central nuclear de Angra dos Reis, de 1982 a 1992. Atualmente é prof. Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, chefe do Laboratório de Traçadores W.C. Pfeiffer e vice-coordenador do Programa de Biofisica Ambiental, Inst. de Biofísica Carlos Chagas Filho. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: biogeoquimica de poluentes metálicos e organo-metálicos em solos e ambientes aquáticos, uso de traçadores em estudos de processos ambientais em particular microbianos, como a produção de MeHg em areas alagadas, a metanogenese, a sulfato-reducao e a degradação de hidrocarbonetos em solos e outros. Coordena ou participa de projetos multidisciplinares em biogeoquimica ou saúde ambiental com parceiros nacionais (UnB, UNIR, UFPA, PUC-Rio, UFF e UERJ) e internacionais ou multilaterais (CRDI, Canadá; IRD, França;UMSA, Bolívia; FUNSAD, Equador). Os projetos em andamento, apoiados por CNPQ, Faperj, CNEN e CRDI/Canada, contemplam estudos sobre a metilacao de Hg, a atividade bacteriana e a metanogenese em sedimentos e macrofitas de areas alagadas, incluindo manguezais e lagoas costeiras no RJ, represas e areas alagaveis da bacia do Jamari, RO, e igarapes da bacia do Tapajos. Desde 2007 atua em divulgacao cientifica, como editor e autor na Ciencia Hoje e na Ciencia Hoje das Crianças e colunista mensal no site CHOnline, entre outros.



João Luis de Araújo Maia

Concluiu o doutorado  em  Sociologia  -  Université  de Paris V (René Descartes) em 1993. Realizou pós-doutorado em Estudos Culturais na Ufrj no Programa Avançado de Cultura Contemporânea - PACC. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Publicou vários artigos em periódicos especializados, em anais de eventos e congressos nacionais e internacionais. Participou do desenvolvimento de produtos tecnológicos.  Orientou diversos trabalhos de conclusão de curso na área de comunicação, especialmente no campo da cultura. É o líder do grupo de pesquisa CAC- Comunicação, Arte e Cidade. Atua na área de comunicação, com  ênfase  em  teoria  da  comunicação  e  cultura popular. Foi Diretor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ (1996/2000) e Diretor de Comunicação da UERJ (2008/2012).

LINK para o CV LATTES



João Renato de Souza Coelho Benazzi

João Renato de Souza Coelho Benazzi concluiu o mestrado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2000. Foi coordenador e professor em edicação integral no programa de graduação em Administração das Faculdades Senai Cetiqt - RJ, onde  é  professor.  É também professor da graduação e pós-graduação em  Administração  da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor convidado da Fundação Getulio Vargas RJ  e  do  FGVonline.  Foi coordenador e professor do curso  de  graduação  em  administração  da Universidade Castelo  Branco (UCB-RJ). Publicou dois  livros, um artigo completo  em periódico, três capítulos de livros e vinte e cinco trabalhos em anais de eventos no Brasil e no exterior. Participou do  desenvolvimento  de  1  produto  tecnológico.  Atua na área de Administração  e Comunicação,  com  ênfase  nos  estudos  de  consumo,  em mercadologia, gestão  de  serviços  e metodologia  de  pesquisa  para  Administração  e  Comunicação. Desde 2003 participa, como  pesquisador, do  grupo Comunicação, Arte e Cidade  (CAC), vinculado  à Faculdade e Comunicação  Social  da UERJ. Desde 2011  cursa  programa  de Doutorado  em Comunicação  e Cultura na UFRJ.

LINK para o CV LATTES



Joelle Rouchou

É jornalista com graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) , doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura, na PUC-Rio (2011).Atualmente é pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Oral, atuando principalmente nos seguintes temas: história oral, memórias, rio de janeiro, jornalismo e entrevista.É professora assistente na Escola de Jornalismo da UniverCidade. É autora de Noites de verão com cheiro de jasmim (ed FGV, 2008), Samuel. Duas vozes de Wainer (Ed UniverCidade, RJ,2003) e co-autora com Lúcia Blanc de Memórias de Ipanema (ED SMC, 1995)

LINK para o CV LATTES


José Cardoso Ferrão Neto


Possui graduação em  Comunicação  Social  pela  Universidade  Federal  Fluminense  (1997), mestrado  em  Comunicação  pela  Universidade  Federal  Fluminense  (2005)  e  doutorado  em Comunicação pela Universidade  Federal Fluminense (2010). Bolsista  PRODOC-CAPES do Programa de  Pós-Graduação  em Comunicação  da Universidade  do  Estado  do Rio  de  Janeiro. Atividades  de pesquisa  concentradas nos  seguintes temas:  comunicação, mídia,  oralidade, letramento,  cidade e radiodifusão.

LINK para o CV LATTES


Josenilde Souza - Jô Souza

Possui graduação  em Comunicação  Social  pela  Universidade  Salvador  (1994)  e mestrado  em Comunicação e Semiótica  pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  (2011). Atualmente é coordenadora e  professora  da  Pós  Graduação  em  Comunicação  e  Cultura  de  Moda  e  da  Pós-Graduação em Comunicação e Cultura de Moda do SENAC e do Centro Universitário Belas Artes em São Paulo. Docente também da Pós Graduação da Universidade Paranaense e da pós graduação em visagismo da Universidade  Anhembi Morumbi. Colaboradora do  Centro  de  Pesquisa  Sociossemióticas,  CPS.

LINK para o CV LATTES


Luiz Peres Neto

Luiz Peres Neto é doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidad Autónoma de Barcelona  (Espanha),  onde  trabalhou  entre  2006  e  2010  como  docente  dentro  do  Programa  de Formación de Personal Investigador do Ministerio de Educación y Ciencia (Governo espanhol). Desde 2012  é  professor  e  pesquisador  do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Comunicação  e  Práticas  de Consumo  (PPGCOM)  da  ESPM,  onde  é  vice-lider  do  Grupo  de  Pesquisa  ATOS  - Comunicação  e consumo: estudos de  recepção e ética. Dedica-se  à pesquisas relacionadas aos  efeitos dos meios de comunicação nas relações de consumo, com especial interesse em temas relacionados à ética, dominação, poder e análise de discursos. (Texto informado pelo autor)

LINK para o CV LATTES

­
Micael Maiolino Herschmann

Possui graduação  em História  pela  Pontifícia Universidade Católica  do Rio  de  Janeiro  (1989), mestrado  em  Comunicação  pela Universidade  Federal  do  Rio  de  Janeiro  (1993),  doutorado  em Comunicação  pela  Universidade  Federal  do  Rio  de  Janeiro  (1998)  e  estágio  pós-doutoral  pela Universidade Complutense  de Madri  (2006). Atualmente  é  pesquisador  do CNPq,  bolsa  PQ  -  1D; coordenador do GP Comunicação, Música e Entretenimento da INTERCOM; vem realizando estágio- pós-doutoral  no Departamento  de  Sociologia  da  PUC-SP  e  está  vinculado  também  ao  Programa Postdoctoral de Investigación en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (sob supervisão da Prof. Silivia H.Borelli, envolvendo não só a PUC-SP, mas também outras instituições latino-americanas tais como o CINDE  e  a  CLACSO);  Professor  Associado  III  da  linha  de  pesquisa  Mídia  e  Mediações Socioculturais do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ (avaliado com o conceito 6 pela CAPES); coordenador do Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação do PPGCOM da UFRJ (líder deste grupo de pesquisa registrado no CNPq); e vem desenvolvendo a investigação intitulada "Comunicação, Música e  Espacialidade" (com  apoio  do CNPq).  Vem trabalhando  nos últimos  anos com os seguintes tópicos: comunicação, cultura urbana, música, juventude, espacialidade e políticas públicas. É autor de vários ensaios, coletâneas e livros (elaborados individualmente e em parceria), dentre  as  mais  recentes  destacam-se  as  seguintes  publicações:  Entretenimento,  Felicidade  e Memória  -  forças  moventes  do contemporâneo  (Anadarco  Editora,  2012);  Comunicações  e Territorialidades  -  Rio  de  Janeiro  em  cena  (Anadarco  Editora,  2012);  Nas  bordas  e  fora  do mainstream musical. Novas tendências da música independente no início do século XXI (Estação das Letras  e  das  Cores,  2011);  Indústria  da Música  em  Transição  (Estação  das  Letras  e  das Cores,
2010).

LINK para o CV LATTES


Mohammed ElHajji

Doutor em Comunicação e professor do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ.  É coordenador  do  LACOSA  (Laboratório  de  Comunicação  Social  Aplicada)  - http://www.lacosa-ufrj.net  e  autor  de  vários  artigos e  estudos  sobre  a mídia  comunitária  étnica. Uma parte da pesquisa sobre os grupos étnicos presentes no Brasil e sua mídia comunitária, por ele coordenada, pode  ser  encontrada  no  site:  http://oestrangeiro.org/  . Também se pode  conferir outras  atividades  suas  no  site  do  PET-ECO;  o  Programa  de Educação Tutorial  da  Escola  de Comunicação da UFRJ que ele coordena: http://www.petecoufrj.com/

LINK para o CV LATTES


Nina Velasco
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e tecnologia, arte e comunicacao, tecnologia da comunicação, arte e ciencia e fotografia.

LINK para o CV LATTES  


Ricardo Ferreira Freitas

Coordenador do PPGCOM/UERJ. Possui graduação em Comunicação Social (habilitação em relações públicas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado  em Sociologia  - Universite  de Paris  V (Rene Descartes)  (1993). Desenvolveu estágio pós-doutoral em Comunicação no CEAQ/Sorbonne com bolsa da CAPES (2006/2007).  É professor associado da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde leciona, desde 1986, na graduação de Relações Públicas. É membro do corpo docente do programa de pós-graduação stricto sensu em comunicação da UERJ desde a sua fundação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Organizacional e Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: relações públicas, cidade, consumo, megaeventos e turismo. Líder do grupo "Comunicação urbana, consumo e eventos" e membro do grupo de pesquisa "Comunicação, arte e cidade",  ambos cadastrados no CNPQ. Autor de artigos e capítulos de livros no Brasil e no exterior. Autor de "Centres commerciaux: îles urbaines de la postmodernité", Paris, Editora L'harmattan, 1996. Foi Diretor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ (1996/2000), Diretor de Comunicação da UERJ (2000/2003) e Vice-diretor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ (2008/2012).

LINK para o CV LATTES


Shirley Donizete Prado

Concluiu graduação em Nutrição na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Saúde Pública  na  Escola Nacional  de  Saúde  Pública  da Fundação Oswaldo Cruz  e Doutorado  em  Saúde Coletiva  pelo Instituto  de Medicina  Social da Universidade  do  Estado do Rio  de  Janeiro em  2004. Ocupa o cargo de Professor Adjunto no Departamento de Nutrição Social do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 1987. Foi Chefe do Departamento de Nutrição Social, Coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição, Vice-Diretora do Instituto de Nutrição, representante do Centro Biomédico no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERJ e Coordenadora do Programa de  Pós-graduação  em  Alimentação,  Nutrição  e  Saúde  (Mestrado  e Doutorado, Conceito 4 na CAPES). Atualmente, é Bolsista Prociência UERJ, exerce a Presidência do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição e é membro do GT alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva da ABRASCO. Atua na área de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva, coordenando estudos sobre Alimentação e Nutrição como campo  científico  no  Brasil  no  Núcleo  de  Estudos  sobre  Alimentação  e Cultura  -  NECTAR.

LINK para o CV LATTES


Tânia Marcia Cezar Hoff

Doutora em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade deSão Paulo (FFLCH- USP) e Mestre em Artes pela Escola de Comunicação e Artes também pela USP.É professora-pesquisadora do  programa de Mestrado em Comunicação e Práticas  de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Tem publicado artigos em periódicos e obras do campo da comunicação. Atualmente, dedica-se a pesquisar os seguintes temas: representação de  corpo  na  publicidade;  imaginários  de  corpo  e  de  consumo  na  mídia;  consumo midiático  das representações de corpos diferentes; diversidade  na comunicação  publicitária; transformações  do discurso publicitário e das práticas de consumo no Brasil. É editora da Revista Comunicação, Mídia e Consumo. Exerce a função de vice coordenadora do PPGCOM- ESPM.

LINK para o CV LATTES


Victa de Carvalho

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e mestrado em Comunicação pela mesma universidade (2003). Concluiu o doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio de pesquisa na Université Paris1: Sorbonne. Atualmente é professora adjunta da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde é também professora do PPGCOM-ECO/UFRJ e coordenadora do Laboratório de Fotografia e Imagem Digital. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, arte contemporânea, cinema, vídeo e novas mídias.

LINK para o CV LATTES  


Vincenzo Susca

É doutor em Ciências Sociais junto à Universidade Paris V (Sorbonne) e em Ciências da Comunicação junto à Universidade de Roma (La Sapienza). É é  professor de sociologia da Université Paul-Valéry/ Montppelier III e pesquisador ligado ao CEAQ, de Paris, ao ISIMM, de Roma e ao McLuhan Fellow da Universidade de Toronto. Publicou: Nos limites do imaginário - O governador Schwarzenegger e os telepopulistas  pela editora Sulina em 2007, A l’ombre de Berlusconi. Les medias, l’imaginaire et les catastrophes de la modernité, Editora L’Harmattan, 2006, e organizou a obra Immaginari Postdemocratici, Editora Franco Angeli, 2006, com Alberto Abruzzese.  Interessa-se pelas questões da pós-modernidade e as relações que se estabelecem através da tecnologia. Entre outras obras publicadas, lançou a que problematiza a relação entre mídias, imaginário e catástrofes da modernidade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua contribuição